sábado, 15 de dezembro de 2012

DISCURSO DE FORMATURA - LETRAS.


Boa noite a todos.
Open quotation marks.
Quando nascemos, um anjo bom, desses que vivem na luz disse: Vão! Vão ser professores na vida.
Chegou a nossa hora. Depois de alguns anos entre Machado, Clarice, Drummond, Bandeira, Dalton Trevisan... Perdendo-se entre zeugmas, anacolutos, paradoxos, antíteses... Analisando Word Stress, Colocations, Conjunctions... Here we are.
Jamais nos esqueceremos dos professores Hégrisson e Amarildo chegando para aplicar prova, alguns de nós cantando “Segura na mão de Deus e vai...” Jamais sairão de nossas memórias as horas de prova em que queríamos silêncio e as lavadeiras do cortiço do João Romão ficavam a fofocar. Lembrar-nos-emos para sempre dos intermináveis relatórios de estágio e da correria para entregá-los a tempo. Seguramos na mão de Deus e fomos.
A máquina do mundo se abriu. E agora? E agora José? E agora senhora? E agora Dani? E agora Angelica? Alice? Mayara? Thaís? E agora? Agora é arregaçar as mangas e trabalhar. Aprendemos muito nesses anos, mas ainda há muito a aprender. A metamorfose foi grande, mas ainda não está completa. Sabemos das dificuldades que iremos encontrar. Fomos lapidados, mas o processo de lapidação ainda não está terminado. Ser professor exige crescimento constante, e hoje nos comprometemos a sempre prosseguir crescendo. Mundo vasto mundo, ser Raimundo seria rima, não solução. Mundo vasto mundo, mais vasto é nosso coração.
Nesta noite, a nossa felicidade não é clandestina. Hoje, passarei a Noite na Taverna. Melhor, apenas algumas horas. Depois vou-me embora pra Pasárgada. Não, não vou-me embora, vou apenas passar por Pasárgada e seguir para Macondo, lá sou amigo de Aureliano Buendía. Darei uma volta pela rua de Matacavalos. Quem sabe por lá eu encontre uma Lua Morta, uma Rua Torta e acabe batendo na tua porta, Capitu.
Flores do mal? Paraíso Perdido? A tempestade? Somos bravos, somos fortes e A Arte da Prudência nos leva a alcançar o hiperbóreo no norte. Suave é a noite porque o sol também se levanta. É só vê-lo surgindo atrás da Montanha Mágica. Sigamos a luz!
Sejamos transitivos, mas de nada adianta a transitividade sem o objeto adequado. Saibamos utilizar os objetos corretos. Chegou a nossa hora, Chegou a hora da estrela. Façamos acontecer. Problemas aparecerão atravancando o nosso caminho. Tenhamos força que eles passarão, nós passarinho.
Humildade sempre! Pés no chão! Essa é a nossa marca!
Close Quotation marks.
Boa noite!

Um comentário:

  1. Parabéns, meu amigo, pela formatura e pelo belo discurso.Grande abraço. Saúde, paz e sucesso sempre!
    Omar Ellakkis

    ResponderExcluir