sábado, 30 de agosto de 2014

TODO CRIMINOSO É BANDIDO DESDE QUE NÃO SEJA MEU AMIGO

Tenho acompanhado algumas discussões sobre o caso de racismo envolvendo o goleiro Aranha e alguns torcedores do Grêmio. 
Em primeiro lugar, quero deixar claro que não é apenas na torcida do tricolor gaúcho que há pessoas racistas. Os racistas estão em todos os lugares. Somos um país racista.
O que mais tem me incomodado é uma campanha em defesa da moça que chamou Aranha de macaco. Estão tentando defender o indefensável. Racismo e preconceito é crime! A moça foi pega "com a boca na botija", flagrante, crime! Mas vamos aos argumentos mais usados em defesa da moça:
- Aqui no Rio Grande isso é normal: se isso ainda é normal, já está na hora de parar de ser. Racismo não pode ser normal em lugar algum. A maioria dos gaúchos que conheço não acham que racismo é normal.
- A moça tem amigos negros: todo racista é obrigado a conviver com negros, depois que o negro consegue provar que é realmente "bom" para o racista, ele "deixa de ser negro". "O Zé Roberto joga no Grêmio e ela não o xinga." Deixa o Zé jogar em outro clube para ver o que acontece! "Todo criminoso é bandido desde que não seja meu amigo ou não esteja do meu lado." É assim que pensam pessoas como a moça.
- A moça não matou ninguém, não se pode condená-la, o crime é pequeno: o racista mata aos poucos, quem é professor sabe bem o que é pegar um aluno com baixa autoestima. Dá um trabalho imenso para reverter, quando é possível. Crime pequeno? Crime é crime! E esse é bem grande!
- Aranha é pior que macaco, por que ele está reclamando? Macaco é animal, assim como aranha: Ou o cara que diz isso é analfabeto funcional ou é hipócrita. O apelido Aranha é devido a ele parecer ter vários braços por ser capaz de fazer defesas incríveis. Chame um lutador de touro e chame um outro homem qualquer e veja a diferença.
E agora a pior de todas:
- O Aranha precisa procurar um psicanalista: esse argumento é bem típico daquelas pessoas que jogam a responsabilidade na vítima. Em caso de estupro, pessoas como essa culpam a mulher estuprada. Tenho pena!
Achar normal? Jamais! Preconceito e racismo é coisa de gente que não evoluiu.

3 comentários:

  1. Assino embaixo e faço uma ressalva: vivemos em um mundo racista e preconceituoso. Não só a moça, mas aqueles rapazes atrás do gol serão punidos??? Todos com os rostos expostos. Essa doeu muito no Aranha, mas doeu também em todo cidadão consciente.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, a banalização da ofensa, leva ao status de tê-la por normal e que, em campo de futebol, tudo pode. Uma deturpante realidade, demonstrando alienação total da condição humana.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo Sid, concordo com tudo o que você escreveu. Também fiquei indignado com o ocorrido. Ainda hoje ouvi outra notícia de um rapaz que ameaçava uma universitária na rede social por ela ser negra. Posturas lamentáveis de pessoas hipócritas, pequenas demais. Penso que a discriminação e racismo deveriam passar a ser crimes hediondos
    .

    ResponderExcluir